ANÁLISE DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÕES ESCOLARES DA REDE PÚBLICA FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13171029Palavras-chave:
Manifestações patológicas das construções, Manutenção de edificações, Recuperação de edificaçõesResumo
O longo período de uso e a falta de manutenção preventiva e periódica, geralmente por carência de orçamento, levam à degradação de edificações escolares públicas, contribuindo para o surgimento de diversas manifestações patológicas, ocasionando ambientes insalubres, com funcionalidades e estética comprometidas. Uma adequada recuperação desses edifícios deve começar por um levantamento dos problemas, bem como de suas causas e potenciais soluções. Nesse contexto, o trabalho proposto tem o objetivo de identificar manifestações patológicas em edificações escolares da rede pública federal, analisar suas causas e propor sua adequada recuperação. O estudo é realizado em edificações de um campus do Instituto Federal de Minas Gerais. Para o estudo é feita uma investigação exploratória, levantamento fotográfico e coleta de dados in loco, mapeando-se as condições de três edificações e identificando-se as manifestações patológicas existentes nas estruturas e nos sistemas de fechamento, apontando-se suas causas. São relacionados os tipos de manifestações patológicas com os sistemas estruturais, bem como dos sistemas de fechamento vertical e de cobertura de cada uma das edificações, e são propostas soluções viáveis técnica e economicamente para mitigá-las.
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