ANÁLISE DA OFERTA DA DISCIPLINA DE PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13172225Palavras-chave:
patologia das construções, ementas, instituições de ensinoResumo
O surgimento de manifestações patológicas é muito comum nas edificações brasileiras, acarretando na perda de desempenho, durabilidade e vida útil de suas estruturas. Para reparar tais construções, diversos profissionais estão sendo contratados e precisam estar qualificados para sugerir soluções eficazes, para mitigar e sanar tais problemas. Conhecimento esse que deve ser adquirido no seu curso de formação. Dito isso, o presente trabalho propõe analisar a disponibilidade de ofertas da disciplina de Patologia das Construções nas Instituições Públicas de Ensino da Paraíba. Para isso foi realizada uma pesquisa nos sites dessas instituições, com o intuito de analisar se elas ofertam tal componente curricular, a forma de oferta, se é obrigatória ou optativa, a carga horária e conteúdos programáticos. A abordagem teórica foi realizada através de diversas plataformas, como SCIELO, Google Acadêmico, repositórios institucionais, entre outros, para canalizar uma vasta perspectiva sobre manifestações patológicas na construção civil. No entanto, observa-se que quanto à oferta da disciplina de Patologia das Construções, 45% das instituições oferecem o referido componente curricular nas suas matrizes nos cursos direcionados à construção civil e 55% não. Uma abordagem dinâmica e efetiva das instituições de ensino na aplicabilidade da disciplina de Patologia das Construções se torna essencial para a formação profissional, formando assim profissionais que façam a diferença na indústria.
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